domingo, 23 de agosto de 2009

TESTEMUNHO DE UMA BÍBLIA

O PODER DA PALAVRA E O AMOR DE DEUS EXPRESSOS DE VÁRIAS

FORMAS



“Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito , que é a Palavra de Deus” Ef 6.17



Este artigo é baseado em um texto encontrado na China , na contracapa de uma Bíblia . O autor do texto é desconhecido. Ele registrou a história da Bíblia em suas próprias folhas , contando tudo em primeira pessoa, como se o livro fosse o narrador. Esse testemunho de palavras imaginárias ilustra a importância das Escrituras em diversos contextos da China.



“Fui impressa em 1992 , portanto, de acordo com os padrões chineses, eu sou uma Bíblia novinha. Contudo, como não fui impressa em uma gráfica oficial , tenho minhas desvantagens. Minha capa é barata e feita de papel. O meu papel não é muito fino , sou um livro grosso - tenho a espessura de aproximadamente 12 centímetros. Portanto , eu pareço uma Bíblia ilegal . Por isso , todas as vezes que viajei , tive de fazê-lo clandestinamente.



Minha primeira viagem foi no fundo de um mala, debaixo das meias e das roupas íntimas daquele que me carregava . Ele não ousou me tirar de sua bolsa e ler-me durante o trajeto de trem. Viajamos para o norte da China , e fui levada a uma pequena casa onde havia uma classe de dezesseis líderes de igrejas domésticas . Eles ficaram repletos de alegria ao me ver. Parecia que eu era a única Bíblia que ele tinham .



Talvez por isso , fui amarrada na mesa, de modo que ninguém pudesse me roubar . Então , os alunos se organizavam em grupos para me ler por duas horas, mesmo durante a noite. Aqueles dedos calejados e sujos me folheavam constantemente. Liam minhas palavras em voz alta e eu ouvia todas as emoções que causava neles – perplexidade, ira, alegria e paz.



Depois de um ano de uso constante comecei a me desgastar. Tive que ser renovada duas vezes. Na primeira vez fui colada, e na outra vez minha capa foi trocada. A cada dois meses , algumas mulheres das igrejas vinha e passavam horas comigo, copiando as minhas páginas . Os alunos ficavam irritadas naquele momentos irritados porque não podiam ler-me. As mulheres me copiavam sem interrupções , por uma semana , cada vez vinham .Elas copiavam diferentes partes de mim. Uma delas levou uma semana de trabalho para copiar todo o livro do profeta Isaías , mas a maioria copiava os Evangelhos , Atos , Romanos e Apocalipse.



Certo dia, levei um grande susto quando vi diversos policiais entrando na escola onde eu estava. Com violência , fui puxada da corda por um policial. Dois alunos foram presos, acusados de serem meus donos. Eu também fui presa. Fui jogada em um armário escuro na casa de um policial.



Mas não fiquei sozinha por muito tempo. O policial tinha uma filha de 16 anos . Toda noite ela andava silenciosamente até o andar inferior da casa e lia-me com uma luz de vela que estava no armário . Era muito frio para ela. Ela usava somente uma camisola e a pele dela freqüentemente ficava azul. Mas , ela lia-me em silêncio , mal ousava respirar enquanto virava as minhas páginas .



Após alguns meses, ela me tirou daquela casa. Sorrateiramente me escondeu em sua mochila escolar e me entregou nas mãos de um jovem evangelista itinerante. Talvez ela pensasse que seu pai nunca perceberia. O meu novo dono me tratava como se eu fosse um bebê. Ele me embrulhava em uma sacola plástica à prova d’água , colocava-me em sua bagagem , e nós íamos de bicicleta , de vilarejo em vilarejo. Quando pregava, ele folheava suas páginas favoritas , lia-me e ensinava. Ele amava pregar sobre o terceiro capítulo de Romanos e sobre as parábolas de Jesus. Quando falava dessas coisas ele chorava, e suas muitas lágrimas caíam nas minhas páginas abertas , manchando a impressão .



Após alguns meses , alguém me roubou do evangelista e encontrei- me em uma casa cheia de incenso . Parecia que meu novo dono era um sacerdote chinês . Fui colocado em um altar na casa dele. Fui oferecida a seus antepassados , entre duas laranjas e uma sacola de castanhas. E fiquei lá , fechada e sozinha mais um vez. Até que uma visita me viu e deu um grito de horror ,advertindo o homem dos problemas que ele poderia ter se outros me vissem.



Isso intrigou o sacerdote , então ele passou a ler-me e eu comecei a provocar várias questões na mente de meu leitor. Confuso , ele convidou um cristão local para ir à sua casa e explicar – lhe sobre algumas passagens . Um mês depois , os vi de joelhos , confessando seus pecados a Deus e confiando em Jesus. A próxima coisa que vi foi o desaparecimento do altar. Em breve, havia grupos se encontrando na casa do meu dono- principalmente porque eu estava lá. Eu era lida em voz alta e então eles sentavam e debatiam os textos até tarde.



Certa vez me levaram para os campos e , quando paravam de plantar arroz, ele convidavam todos para me lerem . Até que o jagunço que cuidava deles , me jogou no barro e começou a pisar em mim. Eu fiquei imunda e parcialmente destruída. Eles me levaram de volta para casa e tentaram secar-me , mas era tarde demais. Depois de uma reunião, decidiram descartar as partes estragadas e dividir os livros restantes , costurando cada um livros que serão usados para abençoar as pessoas. Neste momento terei que abandonar minha contracapa. Minha mensagem continuará a ser pregada pela China, mas o pequeno conto da minha vida acaba aqui.”



“Relva murcha, e as flores caem , mas a palavra de nosso Deus permanece pra sempre.” Is 40.7

leia o livro O HOMEM DO CÉU E TENHA UMA EXPERIENCIA COM DEUS

Nenhum comentário: