quinta-feira, 22 de março de 2012

Caverna de Adulão

Salmo 57 :1)[Para o músico-mor. Al-Tachete. Mictão de Davi, quando fugia de diante de Saul na caverna] Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.

(I Sm 22.1) “ Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para Ter com ele.”

Caverna é um lugar escuro, humido e frio,a caverna de Adulão foi um lugar de tratamento na vida de Davi. Ele despertou ciúmes em Saul , inveja , que passou então a persegui-lo. É um lugar de reorganização de valores. Adulão é um lugar de significado profético , é lugar de transformar a humilhação em honrar, é só um tempo uma estação, o necessário para aprendermos algumas coisas. Cavernas não podem ser casas. Pessoas em situação de depressão é que tendem a se render emocionalmente ao sofrimento, ou situação que lhes incomodam. A saída da caverna pode se dar de muitas formas, mas sempre passa pela iniciativa própria. Nem sempre quando saímos da caverna, vamos para o palácio. A vida é mais dialética do que gostaríamos que fosse; é feita de muitos momentos de palácios e cavernas. Passa-se a orar com mais intensidade e deixa de ser somente “silenciosa” e “discreta”. Davi ergue a voz e passa a ver a Deus, com mais confiança.


O salmista quer sair da caverna, quer se livrar do “cárcere”, mas ele não busca apenas o seu bem estar. Em nossos momentos difíceis somos tentados a pecar contra Deus, a lastimar, a reclamar, a murmurar, mas não nos esqueçamos que nestes tempos podemos, além de suplicar, agradecer ao Senhor por tudo (1 Ts 5.18), e testemunhar aos outros o seu cuidado.

Que Deus nos ajude a passar pelas provas do cotidiano e superar a todos os obstáculos que são colocados tentando impedir a nossa caminhada.

Se você está no vale, na cova ou na caverna, não faça como Elias, mas, saia de lá para se encontrar com o Senhor na sua casa que é a Igreja local aonde você congrega.

Mas, se você ainda não participa de nenhuma Igreja procure uma hoje mesmo e entregue a sua vida a Jesus e Ele te receberá de braços abertos para a glória de Deus. Amém! Miss. Edivan

Nenhum comentário: